Um grupo de operários da fábrica ABB Galindo, no País Basco, tomou a iniciativa de protestar contra o despedimento colectivo de 160 trabalhadores. A gerência pretende deslocalizar a produção para a Turquia -isto apesar de lucros de trinta milhões de euros nos últimos três anos! Como forma de protesto, os trabalhadores resolveram denunciar o problema de uma forma muito original: sem roupa, apenas com ferramentas a tapar os órgãos genitais, e a dançar ao som de Y.M.C.A., conhecido êxito dos famigerados Village People.
.
Intencionalmente ou não, no vídeo surgem elementos da iconografia gay dos anos sessenta, setenta e oitenta: a figura do operário de barba forte, peito peludo, corpo definido ou barriga proeminente, imagética que posteriormente sobreviveu na subcultura bear e que foi redescoberta em anos recentes.
Y.M.C.A. foi o single promocional de Cruisin', o terceiro álbum de estúdio dos Village People
Y.M.C.A. foi o quinto single dos Village People, banda formada pelo produtor francês Jacques Morali -homossexual que lamentavelmente faleceria mais tarde, em 1991, vítima de SIDA. Em 1978 a canção foi um êxito de tal forma assinalável que actualmente permanece como o décimo single mais vendido de sempre nos principais mercados discográficos mundiais; e, ao longo das últimas décadas, foi sujeita a vários covers, e utilizada em diversos filmes e séries de televisão. Actualmente, o single Y.M.C.A. é recordado como um dos principais clássicos do disco sound, e ainda como um dos mais importantes hinos da cultura popular LGBT.