terça-feira, 26 de abril de 2011

Mar no Sotavento



Outro dos traços distintivos da costa oriental do Algarve diz respeito às suas temperaturas da água do mar. A sua situação geográfica (em conjunto com outros factores naturais), em pleno Golfo de Cádis, junto da desembocadura do Mediterrâneo, permite que todo o litoral do sotavento seja banhado pelas águas mais quentes de Portugal. 

Durante os meses de Verão as temperaturas médias da água do mar rondam os 20ºC na Praia da Rocha e os 22ºC no Cabo de Santa Maria, em Faro; contudo, na baía de Monte Gordo, durante a maior parte do período balnear, a temperatura média da água do mar ultrapassa os 24ºC. 

Além das agradáveis temperaturas das suas águas -que permitem a frequência das praias desde Maio até ao início de Novembro, e não raras vezes, a partir do final do Inverno- a costa do sotavento apresenta outros atributos. Regra geral, o mar é deveras calmo e seguro -um destino ideal para amantes do turismo balnear que viajem com crianças ou idosos- e ao longo da Ria Formosa encontram-se várias praias idílicas voltadas para os canais desta formação lagunar. 



No período estival, quando o vento sopra de leste ou de sueste, o mar pode ficar mais  agreste, com ondulação acima dos dois metros; contudo, durante estes dias, a temperatura da água do mar ascende, por vezes para valores surpreendentes: em anos recentes, chegou mesmo a rondar os 28ºC. São os «dias de levante», tão apreciados por algarvios e turistas. Mais raros são os dias de forte nortada: provocam fenómenos de upwelling, reduzindo as temperaturas da água do mar para valores abaixo dos  20ºC. Comuns são os períodos com manhãs calmas e tardes com brisa de sudoeste, que mantém a água do mar em torno dos valores médios para os meses de Verão. 

Assim, boa parte da costa que se estende desde Faro até à foz do Guadiana apresenta condições marítimas muito similares às que se encontram no Mediterrâneo, sendo o destino ideal para os amantes do sol e dos banhos de mar.